Mirassol registra aumento dos casos de dengue nas últimas semanas

Até o dia 6 de março foram confirmados 15 casos da doença

Mosquito transmissor da dengue (Foto: Divulgação)
publicidade

Mirassol registrou um aumento no número de casos confirmados de dengue nessas últimas semanas. Até o final de janeiro, a cidade tinha apenas 1 caso confirmado e outros 17 ainda aguardavam resultado de exames, agora em março já são 15 casos positivos e outros 29 aguardando exames, foram 99 notificações até o momento, com 55 testes negativo. Os casos foram atualizados até o último dia 6.

Em 2020 a cidade teve um total de quase 500 notificações e 91 casos positivos de dengue, número bem abaixo do registrado em 2019, ano em que o Brasil passou por uma epidemia da doença. Naquele ano Mirassol teve 774 casos confirmados e nenhum óbito. No mesmo período, o Brasil teve 1,4 milhões de pessoas infectadas e 600 mortes provocadas pela doença.

Os casos de dengue costumam aumentar no verão, período no qual a transmissão da doença aumenta devido o ambiente quente e úmido propiciar o surgimento do mosquito Aedes Aegypti, eles se reproduzem com facilidade em qualquer recipiente que possa acumular água da chuva, por exemplo.

Apesar de confirmar apenas um caso em janeiro, isso não é motivo para relaxar a atenção contra o mosquito transmissor da dengue. A melhor forma de evitar a doença ainda é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação e proliferação do Aedes aegypti. Para isso, é muito importante ficar atento e não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.