Prefeitura decreta estado de emergência para agilizar reparos em casas populares no Vale do Sol

Lona foi colocada provisoriamente para evitar que a terra ceda (foto: divulgação)
publicidade

 

A Prefeitura de Mirassol publicou no Diário Oficial da última quarta-feira, 28 de dezembro, o Decreto nº 6.122, que dispõe sobre o estado de emergência no município, devido às fortes chuvas torrenciais ocorridas em 26 e 27 de dezembro que ocasionaram danos consideráveis em unidades habitacionais no bairro vale do Sol. Com isso, o processo de reparação dispensa a realização de licitação, acelerando a execução dos serviços que irão evitar que as estruturas das edificações sejam prejudicadas.

O muro que cercava duas casas populares pertencentes ao município caíram, fazendo com que a terra cedesse. Para evitar que a estrutura dos imóveis seja comprometida será preciso que um muro de arrimo seja construído no local, ele é um tipo de muro de contenção que serve para suportar a terra da parte mais alta, estabilizando a pressão e evitando riscos de desmoronamentos.

A Defesa Civil do município esteve nas casas no início da semana e realizou o laudo que indica a necessidade da construção desse tipo de sustentação. Por ora, as casas em si não foram comprometidas, porém com as ações das chuvas a terra continuará cedendo e agravando o problema.

A Prefeitura, por meio da Assessoria de Habitação, sugeriu aos moradores que se mudassem para uma casa alugada ou que se hospedassem em um hotel até que a situação fosse resolvida, os valores das mudanças e demais despesas seriam custeadas pelo município, porém eles não quiseram deixar seus imóveis. Para evitar que a terra continue descendo, uma lona foi colocada aos arredores dos barrancos, criando uma espécie de contenção provisória, permitindo então que os moradores permaneçam no local.

Lona foi colocada provisoriamente para evitar que a terra ceda (foto: divulgação)