Técnico mirassolense João Paulo Sanches resgata confiança do Atlético-GO no Campeonato Brasileiro

Natural de Mirassol, João Paulo Sanches está à frente do Atlético-GO como treinador há 12 rodadas (Foto: Divulgação/Atlético-GO)
publicidade

O mirassolense João Paulo Sanches chegou conquistando respeito à frente do Altético Goianiense. O auxiliar técnico assumiu o comando interinamente na 16ª rodada do Brasileirão e desde então vem mostrando bons resultados com o time, que somava apenas oito pontos nas quinze primeiras 15 rodadas.

Após a demissão do técnico Doriva depois da derrota do Atlético-GO para o Sport por 4 a 0, Sanches assumiu a função de técnico da equipe, na ocasião, contra o Botafogo-RJ. Naquela partida, Sanches conseguiu um empate contra os alvinegros em 1 a 1, mas sua estreia de fato havia acontecido tempos antes, na 5ª rodada do Brasileirão, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, quando substituiu o técnico Marcelo Cabo, treinador do Dragão na época que foi demitido após acumular 4 derrotas em quatro jogos pelo campeonato.

Sanches em atuação pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Divulgação/Internet)

João Paulo Sanches é natural de Mirassol, tem 37 anos e desde que assumiu o Dragão acumulou bons resultados em campo, foi efetivado como treinador da equipe e hoje mantém vivo o sonho da torcida em permanecer na primeira divisão do nacional. Foram 12 jogos, sendo 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, um aproveitamento de 56%. Só no segundo turno esse aproveitamento sobe para 62%, dando a equipe a quarta melhor campanha do returno do Brasileirão.

 

Nas primeiras 15 rodadas, o time teve um aproveitamento muito ruim, acumulou 11 derrotas e apenas 2 vitórias e 2 empates. Somava 8 pontos e estava outros nove distante do primeiro colocado fora da zona de rebaixamento da competição. Hoje essa distância diminuiu para apenas 6.

Em bate papo com a equipe do Mirassol Conectada, o treinador contou um pouco sobre a sua trajetória no mundo esportivo e também sobre o trabalho que vem desenvolvendo no Atlético Goianiense. Confira:

Qual foi a sua trajetória no futebol?

Estreei no futebol como preparador físico das categorias de base do Mirassol Futebol Clube em 1999, na época cursava o segundo ano de faculdade. Em 2002 fui promovido ao profissional do Mirassol também como preparador, função que permaneci até 2006. Nessa época tive experiências internacionais e passagens pelos Emirados Árabes, onde fiquei até 2007, ano em que retornei para o Brasil e tive minha primeira passagem pelo Atlético-GO, no ano seguinte exerci a função de treinador do time sub-17 do Mirassol até 2010.

João Paulo Sanches em uma de suas passagens pelo Mirassol FC (Foto:Vinicius de Paula/Agência Mirassol FC)

Quando começou a atuar na área técnica?

A partir de 2011 retornei ao Mirassol, fui auxiliar técnico do treinador Ivan Baitelo, participando do Campeonato Paulista em 2011, 2012 e 2013, ano que voltei para o Atlético-GO como auxiliar técnico. Permaneci no clube goiano até a presente data, no ano passado me tornei Coordenador Técnico e em 2017 promovido a treinador do time profissional do Atlético. Fiz 12 rodadas como técnico, obtendo seis vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Teve algum segredo especial para fazer o time voltar a jogar bem?

Não tem segredo… eu passei para os atletas que nós temos que tratar todo jogo como o último, como se fosse literalmente uma final, eles acreditaram, acreditaram muito no trabalho do dia a dia, e é uma convicção minha que a reflexão sempre nos leva ao acerto, muita repetição no dia a dia, muitos vídeos dos adversários com os pontos forte e fraco de cada um, vídeos de correção em relação ao jogo anterior e em cima disso acredito que nós tivemos uma evolução, tanto é que na campanha do segundo turno nós temos a quarta melhor colocação em relação as 20 equipes do campeonato. Então passei muita confiança para eles para levantar a moral da equipe.

A torcida tem motivos para acreditar em uma permanência do Atlético na primeira divisão?

Agora mesmo estando em último colocado, nós temos que aproveitar o momento que é muito bom, com o bom aproveitamento que conquistamos e se nós mantivermos isso até a final dessas 12 rodadas que restam, nós não vamos cair, vamos manter o Atlético na série A e isso para nós vai ser mais que um título, com certeza.

Ranking dos treinadores

O Ranking dos Treinadores, elaborado pela ESPN em parceria com a Universidade do Futebol, coloca o técnico mirassolense como 8º melhor entre os 20 comandantes das equipes que disputam a Série A. Sanches fica à frente de treinadores renomados como Cuca, do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, do Sport e Mano Menezes, do Cruzeiro. O ranking foi criado depois de três anos de estudos e avalia os comandantes por meio de critérios objetivos de desempenho.

O próximo desafio do Atlético-GO no Brasileirão é contra o Atlético-PR, as 19h30 da próxima quarta-feira, 11 de outubro, em Curitiba.