Decreto de quarentena será prorrogado até o dia 22 em Mirassol

publicidade

 

Reunião discutiu sobre funcionamento do comércio na cidade (Foto: divulgação/Prefeitura)

 

A Prefeitura divulgou nesta terça-feira, 7 de abril, que Mirassol seguirá o que é preconizado pelo Governo do Estado de São Paulo, bem como pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e demais órgãos e manterá o Decreto de Estado de Calamidade Pública, que determina o isolamento social em Mirassol, até o dia 22 de abril. A validade do documento terminava nesta terça-feira, porém foi prorrogado como medida para combater o avanço do novo coronavírus em Mirassol.

O anúncio foi realizado no portal oficial da Prefeitura, após uma reunião realizada nesta manhã entre o Comitê de Gestão de Coronavírus (Covid-19), representantes do comércio e vereadores do município. Com isso, o comércio deve permanecer fechado, com exceção de segmentos considerados essenciais como hospitais, farmácias, supermercados, distribuidoras de gás, entre outros.

“Nós entendemos que os comerciantes estão sendo prejudicados, porém, precisamos zelar pela vida da população e adotar todas as medidas necessárias para evitar a propagação desse vírus”, disse o prefeito André Vieira.

Estiveram presentes o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acemi) Elio Pecines, a presidente do Sindicado do Comércio Varejista (Sincomércio) Gisela Lucas de Araujo Lopes e os vereadores Marco Antonio Alves (presidente da Câmara – PHS), Ademir Aparecido Massa (PHS), Carlos Divino de Souza “Mineiro” (PTB), Daniel Pissolato Sotto (PMDB), Sérgio Junior Henrique (PRB), Vanderlei Gilmar Pinatto (PSB) e Walmir José Pereira Junior “Walmir Chaveiro” (PTB), além de comerciantes. O Comitê de Gestão da Covid-19 é formado pelo Prefeito André Vieira (PTB), pelo Diretor de Saúde Antônio Carlos Bittar, pela Chefe da divisão técnica de Vigilância Epidemiológica Mara Souto, pelo assessor técnico de gabinete Henrique Tremura e pela Chefe da Coordenadoria do Sistema de Controle Interno Patrícia de Oliveira Perez de Paula.

Na reunião, também foram anunciados os números atualizados da Covid-19 na cidade. Até o momento, estão contabilizadas 56 notificações, sendo 05 casos positivos, 25 negativos e 26 aguardando resultado.

A higienização das ruas em frente à UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Saúde “Postão”, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital e Maternidade Mãe do Divino Amor na Providência de Deus, bancos e lotéricas também foi anunciada como mais uma medida de contenção da propagação do Coronavírus.

André Vieira reforçou a necessidade de que os munícipes permaneçam em casa e caso não possam tomem medidas protetivas, visando proteger a própria saúde e a de outras pessoas. “As pessoas têm que entender que a responsabilidade da sua integridade física é sua e não do município. Nós estamos fazendo a nossa parte, a fiscalização está nas ruas, tem cobrado as pessoas, nós não podemos esquecer do direito constitucional de ir e vir das pessoas

Na calçada e na rua a responsabilidade é do cidadão, a população precisa fazer a sua parte. Não vai adiantar nada o isolamento social de um ou de outro, é necessário que todos cumpram”, falou o prefeito em entrevista no programa Ts Notícias desta terça-feira, que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela webrádio Ts Rádio.