A Funfarme inaugurou na sexta-feira, dia 15 de janeiro, o 1º portal de educação a distância gratuito do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, destinado ao compartilhamento de informações com familiares e profissionais da área de cardiopatias congênitas. O evento contou com a participação de diretores, médicos e lideranças do complexo hospitalar.

Funfarme inaugura 1º porta de educação a distância no HCM (foto: divulgação/Instituição)

 

Alocado em uma sala no HCM, o estúdio CardioPedBrasil tem seu nome em homenagem ao Professor Dr. Sírio Hassem Sobrinho, por sua grande contribuição para a cardiologia pediátrica que transformou Rio Preto em referência nessa área da medicina.

“Em todo lugar que o Dr. Sírio ia, sempre fazia questão de divulgar a cardiologia pediátrica e ressaltar nossa luta para operar cada vez mais crianças com cardiopatia. Então, quando nós pensamos em fazer um portal de educação a distância, nada mais justo do que esse local receber o nome do Dr. Sírio Hassem Sobrinho”, afirmou Dr. Ulisses Croti.

“Dr. Sírio foi o iniciador da cardiologia pediátrica. Toda minha base foi calcada nas aulas e ensinamentos dele. Toda sexta-feira ele dedicava o dia a ensinar cardiologia pediátrica e essa sala tem esse objetivo, de perpetuar essa ideia e disseminar informações para a população”, ressaltou Dr. Carlos Henrique de Marchi.

O portal será dedicado totalmente ao tratamento das crianças com problemas no coração e contará com lives, podcasts semanais com familiares dos pacientes com cardiopatia para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes sobre a doença, além de aulas técnicas diariamente para profissionais de saúde.

 

Funfarme inaugura 1º porta de educação a distância no HCM (Foto: divulgação)

 

Emocionadas, Luísa Saad Hassem e Carolina Saad Hassem, filhas do Dr. Sírio agradeceram a homenagem recebida no HCM. “Ficamos muito felizes e orgulhosos de ver que ele foi uma pessoa importante não só para nós, mas para muita gente. É uma satisfação muito grande isso nos dá força para continuar. Obrigada pelo reconhecimento, sei que ele está muito orgulhoso”, agradeceu Luísa Saad.

“Queria agradecer de coração, pois é isso que faz a gente continuar. São lembranças e todo o amor que ele deixou e isso vai ficar vivo para sempre. Meu pai tem amor enorme por todos e vocês são parte da história dele”, disse Carolina Saad.

Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

Referência nacional em tratamento de crianças com cardiopatias congênitas, o HCM já realizou mais de 5.000 cirurgias desde 2013. Além disso, o serviço faz todos os tipos de cirurgias, incluindo transplante cardíaco pediátrico, atualmente em seu 11º e conta com equipe multidisciplinar altamente capacitada.

O HCM possui também parceria internacional com a fundação americana Children’s Heart Link, que escolheu a Funfarme/Hospital da Criança e Maternidade como parceira no Brasil por ser instituição referência no Brasil em cirurgia cardíaca infantil. O conhecimento resultante da parceria é compartilhado com outras instituições de saúde de todo o mundo. Todos os procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM são catalogados pela Children’s Heart Link e enviados para a universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ficam à disposição de médicos do mundo inteiro que queiram acessar o prontuário para salvar vidas com o mesmo problema.